26/01/2014

Diário de uma Swiftie #1 - Ser fã! Como é fazer parte de um fandom?

| |
Lendo esse título vocês devem pensar, nossa que post mais inútil! Porém eu vim dar minha opinião de como é ser parte de um fandom. Ser fã não é saber tudo, ter tudo do seu ídolo e etc. Ser fã é admirar alguém pela pessoa que é, ou algo que essa pessoa/grupo/coisa faz! Ser fã é se identificar com a personalidade de um artista, ou de uma série. Ser parte de um fandom lhe fará ouvir criticas e mais criticas do seu artista, pois vivemos em uma sociedade na qual as pessoas julgam as outras sem motivo, também tem de se ver os haters, que por algum ou nenhum motivo odeiam essa pessoa ou série ou coisa, whatever, e acabam te julgando por gostar de alguém! Ser fã não significa viver aos pés de seu ídolo, se matar pra saber a hora que ele vai chegar no hotel, as datas de todos os shows, decorar todas suas músicas, saber seu cpf/cep/rg/árvore genealógica! Há algumas coisas que (creio eu que) se precisam saber para se considerar fã, coisas como o nome do artista/personagens da série, a data do aniversário do ídolo também é uma boa! Saber também o nome do seu fandom ajuda pra não pagar aquele "mico" e falar eu sou fã do fulano ao invés do nome do fandom. Ser fã não quer dizer que você sabe a hora que seu ídolo acorda, escova os dentes e vai dormir! Ser fã é saber algo mais do que somente o que diz a Wikipédia.

O diferencial do fã para alguém que gosta do ídolo é isso, saber algo a mais, não só o nome, a cidade que nasceu, do que se trata o livro. Ser fã é gostar realmente e procurar saber das novidades, os "apelidos" que são criados e o porque! Ser fã é aturar também as briguinhas dentro do fandom! Um exemplo que já vi entre alguns wolves, "Eu shippo sterek" e o outro "Mas não pode isso Stydia é vida". Cada um tem um motivo para isso, então ok, eu evito falar sobre coisas que causariam briguinhas porque em um fandom a coisa mais legal é ter amizades, e sempre tem alguém que concorde com sua opinião.

SER FÃ NÃO É SABER TUDO, NÃO É TER TUDO, NÃO É DEDICAR SUA VIDA INTEIRA AO SEU ÍDOLO/SÉRIE. SER FÃ É GOSTAR, E SABER ALGO A MAIS DO QUE POR EXEMPLO O NOME E A DATA DE ANIVERSÁRIO!

OK? Você pode fazer parte de um fandom mesmo sem saber tudo sobre seus ídolos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário